domingo, 18 de abril de 2010

CR's NO JORNAL "VOZ DA ALDEIA" ABRIL 2010



Rota St. Marta

No próximo dia 30 de Maio de 2010, as Cremalheiras Rolantes vão organizar o seu Iº passeio de BTT “BICICLETA TODO TERRENO”, pela freguesia de Gondemaria e arredores. Vamos percorrer vários locais desta freguesia, passando por vales e montes, desfrutando da belíssima paisagem. O nome atribuído a este percurso será “Rota de Santa Marta”, que foi baseado numa famosa procissão que era tradição na Gondemaria.
Tinha como principal objectivo a bênção dos campos, e era sempre realizada num Domingo no final de Maio ou em Junho.
Percorria quase toda a freguesia num itinerário pré definido onde haviam locais de paragem, nesses locais faziam-se bênções e orações invocando Santa Marta e São Sebastião, os dois Santos que seguiam na procissão.
Lembram-se os mais antigos que no Sábado antes da procissão, preparavam-se arcos em madeira revestidos com rosmaninho, alecrim e enfeitados com sardinheiras de várias cores. Mais tarde esses arcos deixaram de existir, mas as populações locais enfeitavam as estradas á sua porta com feno, alecrim, rosmaninho e muitas flores.
Era uma procissão muito longa, que começava logo pela manhã e durava até á hora do almoço.
O itinerário começava e terminava na Igreja Paroquial da Gondemaria.
Diz ainda quem se lembra que chegaram a cruzar-se na zona da Achada com uma procissão que vinha do lado do Olival e que se realizavam no mesmo dia e que tinha os mesmos objectivos – a bênção dos campos.
Então o nosso passeio irá partir da União Desportiva da Gondemaria e igualmente percorrer um trajecto de mais ou menos Trinta Quilómetros pré-definido e sinalizado, por vários lugares em redor da Gondemaria, nos montes e vales se podem desfrutar as belas paisagens que a natureza nos oferece onde haverá locais de reabastecimento de energias. Desta feita o objectivo não é uma prova mas sim a confraternização entre os participantes de BTT, o desfrutar da paisagem, e claro, a manutenção da forma física.

Sem comentários:

Enviar um comentário